domingo, 4 de novembro de 2012

Dos combustíveis que abastecem a maquina II

 No final do ano de 1999 o guitarrista da banda em que eu tocava na época sugeriu adicionarmos ao repertório a musica Creep , na época para mim da desconhecida banda Radiohead. Bastou para em poucos dias eu ter em mãos o disco Ok Computer. Sei que é chover no molhado dizer que esse é um dos discos mais influentes dos anos 90, mas não poderia deixar de cita-lo. Ouvi repetidas vezes e até hoje está no meu set-list de favoritos. Em 2009 ganhou uma boa versão Dub através da banda Easy star all-star, conhecida também por dub sid of the moon, versão reggae de Dark side of the moon.  

Mi guitarra y vos


 No verão de 2002, tendo abandonado as quatro cordas do contrabaixo ao sair da banda Ajudante de papai noel, atual Delirium Tremens fui em busca de um instrumento novo (Ano novo, vida nova). Queria um violão Folk, mas ao encontrar esse Crafter com um belo desconto a procura acabou. Nestes 10 anos passamos por outras bandas, gravamos um punhado de canções e participamos de luaus até chegarmos na Maquina de fazer maluco. Meu pretinho ganhou status de invendável e ferramenta fundamental na hora de compor.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ESCUTA



Escuta – O Som do Compositor começou com um encontro de compositores que moram em Porto Alegre e que dividiram o palco pra mostrar ao público suas canções. 12 artistas, divididos em duas noites – 15 e 16 de setembro, em apresentações na galeria LA PhOTO. Na primeira noite, subiram ao palco Alércio, Alexandre Kumpinski, Clarissa Mombelli, Ed Lannes, Ian Ramil e Leo Aprato. Na segunda, é a vez de Gisele De Santi, João Ortácio, Rodrigo Panassolo, Romes Pinheiro, Saulo Fietz e Thiago Ramil. A próxima edição ta entrando no forno, novidades aqui e na pagina do ESCUTA no Facebook.

domingo, 20 de maio de 2012

Samba com moderação

Não exagere no samba tá no grupo de músicas que eu tinha abandonado há algum tempo. Entrou no repertório do primeiro show pra encher linguiça e acabou sendo a música de abertura dele.
Devido ao número de pessoas que gostou, ela permaneceu: o patinho feio tornou-se cisne e uma das meninas dos meus olhos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Temporada no La Photo

Nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio, às 20:30h, Romes Pinheiro estará em Máquina de Fazer Maluco, com participação dos músicos Wagner Polese (guitarras) e Fernando Sessé (percussão e programações), com cenário-exposição de obras das artista visuais Nina Eick e Rosane Morais.


Tu não vai querer perder, né?!
Então, anotaí:
Romes Pinheiro em Máquina de Fazer Maluco
Local: Galeria La Photo - Travessa da Paz 44, Brique da Redenção.
Data: 09, 16, 23 e 30 de maio
Horário: 20:30
R$ 10,00 inteira, R$ 7,00 estudantes e classe artística. Idosos tem 50% de desconto.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Esquentando os motores

Amanhã tem ensaio geral antes da Máquina decolar. As palhetas do Wagner Polese e as baquetas do Fernando Sessé estão fervendo.
A Máquina decola e, pra vir junto, é só não perder a hora: 18/04, às 20:00h, na sala Alvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura.
Nina Eick contribuirá novamente com sua arte para que, além de identidade sonora os Malucos tenham identidade visual. Rosane Morais trará seus guarda-chuvas e o resto é samba...

... mas não exagere!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Das felicidades múltiplas ou do retorno do Pô

O show do dia 18/04 já tá batendo na porta e nada de resolver o problema do guitarrista. Não que eu não conheça uns dois ou nove. É que substituir as ambiências eletro-doidas do Polese (Polenghi, para os íntimos) não é tarefa das mais fáceis. Mas meu cozinheiro favorito tá de volta e cheio de vontade de ensaiar.
Então o dia mais corrido da semana terminou assim: guias de gravação e percussão de Fernando Sessé prontas, arranjos de Lucas Andrigueto para Dia Santo e Catavento lindos, Polese junto no estúdio adorando tudo que criamos na sua ausência e malas no porta-malas para partir pra praia e criar os arranjos das músicas novas que entraram no set-list.
Felicidade pura!

Foto de 1900 e antes, quando tínhamos uma leve noção do que queríamos fazer musicalmente, bem de leve.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Alesis air fx

 
Esse brinquedinho estava parado no meu quarto até que a fertilidade da imaginação voltou a um nível aceitável e... zaz!!!, entrou no esquema.
Tinha receio de que soasse meio estranho e um tanto desnecessário, mas acho que tá rolando bem.
Aguardem dia 18/04 pra conferir o resultado.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Identidade Visual

A Máquina começa a ganhar cara: Jean Pierre está dando seu toque pessoal - toque de Midas, diga-se de passagem - para conceber a identidade visual dos Malucos.
O primeiro felizardo foi nosso guitarrista e Chef Wagner Polese.
Confiram algumas imagens e aguardem que logo-logo vem mais.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dos combustíveis que abastecem a Máquina

Loucura-loucura-loucura.
Matéria prima para a fabricação dos Malucos.
Inicio a série de posts sobre nossas influências com um disco, Ruído Rosa, um álbum pra lá de maneiro lançado em 2001 pelos mineiros Pato Fu. Na época, fez Wagner Polese (guitarrista que põe a Máquina pra funcionar) e eu darmos suspiros de felicidade, pois, mesmo passando às margens do convencional, após dois trabalhos mais popzinhos, Pato Fu mostrou que ainda tinha insanidade na cartola.
Isso nos motivou a correr atrás de timbres, pedais, sequenciadores, módulos e outras quinquilharias que nos ajudassem a chegar em uma sonoridade retrô-moderna-tecnológica. Na época, não deu certo. A banda acabou pouco tempo depois. Mas não sossegamos, e a prova disso é que as ideias que tínhamos há anos atrás podem ser percebidas em algumas músicas que tocamos agora.